Saudação

Olá! Este é um espaço de escrita criativa com um toque de humor, e expressão da minha vontade de me aproximar do poder revelador das palavras. Testemunho do meu envolvimento com a palavra com arte, e um jeito de dar vida à cultura que armazeno. Esta página é acessível (no modelo básico) também por dispositivo móvel. Esteja à vontade.

Meu pensar

Recadinho interessante

Somos um país de um povo interessante. Mas, interessante é como demora a perceber o que realmente é interessante.
Como, por exemplo, uma escala interessante de valores morais e éticos. Porque esta é a coisa mais interessante que poderia acontecer a esse povo.
O qual, para obter benefícios mais interessantes, deveria se interessar mais pelo que mais interessa ao seu melhor interesse: reformas de base e valorizar as pessoas interessantes pelo seu conteúdo.
E, por aqui vamos fazendo a nossa parte, na esperança de nos tornarmos mais interessantes a quem interessar possa.


O Editor
______________________________________

O meu pensamento
  • *1. Beleza e dignidade  Beleza A estética é como a crítica, é comum de gênero. Pois da mesma forma que existe a crítica destrutiva existe a estética da fome. Porque o ideal de beleza corresponde ao ideal de dignidade. ~ (05/12/2011) 
  • 2. Engenhocas e batráquios  Em pleno alvorecer do século XXI, com suas fascinantes engenhocas eletrônicas, o político brasileiro continua predominantemente igual a seus pares do século XIX; só visam o dinheiro e o lucro pessoal. Resulta que, o terreno político do Brasil permanece um 'charco', um pântano. Acontece que, quem se dá bem em pântano é réptil ou batráquio; humano não. ~ (06/12/2011) 
  • 3. História e erros  Os que não aprendem com a história vão cometer os mesmos erros repetidas vezes; e, pena que são a ampla maioria. ~ (09/12/2011) 
  • 4. Abandono e extinção  Quando abandona o outro e a natureza o ser humano abandona a vida, abandona a si mesmo e justifica a sua própria extinção. ~ (09/12/2011)  
  • 5. Quarteto condicionante Fisiologicamente não somos mais que um saco ambulante de água, carbono, hormônios e excrementos. É esse quarteto que condiciona em maior ou menor grau, conforme a nossa idade, a maioria dos nossos comportamentos; e, tanto quanto vitais, as peças que nos pregam ao longo da nossa vida são inevitáveis. ~ (10/12/2011)  
  • 6. Amor e realização Por mais que nos realizemos nos nossos demais aspectos existenciais, a vida sem um amor não faz sentido; o que torna o desamor pelo próximo um absoluto contrasenso. ~ (10/12/2011) 
  • 7. Deficiência e desleixo Em uma sociedade relapsa e educacionalmente deficiente quem não sucumbe ao desleixo ético e à mediocridade está fadado ao isolamento e à solidão. ~ (13/12/2011)  
  • 8. Tortuga nossa  "Privataria, privatas do caribe"... (termos encontrados no livro-bomba Privataria Tucana; sucesso editorial do jornalista Amaury Ribeiro) coincidem com a metáfora por mim utilizada - anterior ao lançamento do livro do laureado jornalista - no meu artigo Nossa Torturante Tortuga. E, abordam, guardadas as devidas proporções, o mesmo "espírito da coisa" a requer urgente 'exorcismo' deste país. Em tempo, o livro não é "lixo", como disse o Sr. José Serra, e sim 'luxo' consumido pelos mais aquinhoados intelectual e financeiramente deste país de "analfafuncionais". A verdade é um remédio amargo, mas, cura! ~ (14/12/2011) 
  • 9. Analfafuncionais  Qual é o problema do Brasil? Ora, (e oração forte!...) o país "bregou"! É tomado e comandado pelos "analfafuncionais"; uma geração de iletrados que só acredita no direito da força [e da corrupção] e não na força do direito. E, qual a solução? Então, muito óbvia: mudar o povo brasileiro por meio de educação e conhecimento; lógico. ~ (16/12/2011) 
  • 10. Mistura e expectativa  Cada ser humano é, além de produto do meio, a mistura pessoal de suas próprias expectativas.  ~ (17/12/2011) 
  • 11. Expressão legal A imprensa livre e democrática não é de direita, muito menos de esquerda, é de estado de direito. ~ (17/12/2011) 
  • 12. Cheiro de beleza Mulher bonita - beleza interior inclusa - é bonita até no cheiro. ~ (17/12/2011) 
  • 13. Sabedoria e sentimento  A sabedoria inclui o sentimento humano e quem não tem bons sentimentos não tem a verdadeira sabedoria. ~ (17/12/2011) 
  • 14. Atento e altivo Sou baixinho, mas, atento ao entorno; altivo e vigilante como um suricato na savana. ~ (17/12/2011) 
  • *15. Ideal imponderável A vida nos ensina grandes lições, tanto pelo idealizado que não alcançamos como pelo inesperado que se realiza. ~ (17/12/2011) 
  • 16. Intimação e fé Pendular, a natureza humana oscila entre a intimação dos hormônios e a convocação da fé; entre o desatino e o pecado, entre o gozo e a absolvição. ~ (20/12/2011) 
  • 17. Favela nela Se a "Supernanny" não vai à favela criemos então a Supernannela, a "supernanny" da favela. ~ (20/12/2011) 
  • 18. Excesso e falta A dicotomia religiosa é o excesso de textualistas e a falta de contextualizadores. ~ (20/12/2011) 
  • 19. Vidas roubadas  A corrupção na área da Saúde é provavelmente a mais nefanda e perversa, porque além do nosso dinheiro rouba também a nossa vida. ~ (22/12/2011) 
  • 20. Espírito e redenção  Pessoas mesquinhas de espírito - sim, porque a mesquinhez é provavelmente um defeito genético - [embora haja evidências de sociopatia adquirida] desconfiam até dos anjos só para não dar intimidade a alguém; não ter que comprometer-se, pela amizade, à compaixão, à solidariedade, ao compartilhamento e à redenção. São seres amputados da sensibilidade, capengas do relacionamento afetivo; porque, este, inclui, requer e exige como condição essencial a capacidade de empatia - no sofrimento e na alegria do outro. E, no meu entender é pela reeducação, admoestação, sensibilização (tarefa difícil) e assimilação por parte desses indivíduos de uma nova visão de ser e existir que se constrói uma nova história, um novo mundo; mais justo e, portanto, mais humano. Enfim, acredito que agora [e sempre] seja uma boa hora para se refletir, se posicionar e se agir sobre esta realidade. ~ (31/12/2011) 
  • 21. Bem poético  A poesia é vida e como um bem é eterna. ~ (03/12/2011) 
  • Insurgente fagulha  Sou um espírito insurgente enquanto fagulha da chama imortal da verdade. ~ (31/12/2011) 
  • 22. Valores e gratificação O transe da humanidade, notadamente por aqui, é aguda inversão de valores; a cada dia mais, ser uma pessoa boa não é garantia de gratificação. ~ (04/01/2012) 
  • 23. Natureza do sistema  O sistema de vida humano é inteiramente contrário ao sistema de vida da natureza; sendo, pois, o homem, vítima de sua própria inteligência. ~ (04/01/2012) 
  • 24. Charme equivocado  O brasileiro precisa urgentemente se livrar do seu próprio equívoco de que ser relapso é ter charme. ~ (06/01/2012) 
  • 25. Demência da crise O óbvio ululante: "A Universidade de Londres chegou à conclusão de que a humanidade está ficando demente mais cedo - já a partir dos 45 anos". [Deve ser por conta da crise deles...]. ~ (06/01/2012) 
  • 26. Visão e merecimento  Quanto melhor a pessoa for mais visada é; menos do que merece pelos bons e mais do que deve pelos maus. ~ (06/01/2012)  
  • 27. Logro e chance O inimigo da verdade sabe que diante de um justo não tem a menor chance num confronto honesto, e apenas pela ausência do contraditório logra estabelecer a mentira. ~ (09/01/2012) 
  • 28. Distância e julgamento Na distância, como na morte, a ausência é uma péssima advogada. ~ (09/01/2012) 
  • 29. Aparições Já vi que, nesse país, para um homem de bem aparece todo tipo de "marmota". ~ (09/01/2012) 
  • 30. Esférica vida  O símbolo da vida por excelência é a esfera; a perfeita expressão da Lei do Retorno. Não existe vida que não esteja agregada à forma esférica. E, esta não permite ser tombada; ela gira sobre si mesma, ganha aceleração e, até, muda de direção; mas, tombar, jamais. Quisera que a maioria dos meus semelhantes à essa altura houvessem compreendido, ao menos, esta verdade elementar universal. ~ (09/01/2012) 
  • 31. Claro repúdio Que fique bem claro para os políticos e poderes de plantão que, nós cidadãos comuns idôneos, repudiamos e combatemos a corrupção e a criminalidade como opção de geração de emprego e renda para o povo brasileiro. ~ (12/01/2012) 
  • 32. Conhecimento e conduta Certas verdades são permanentes e imutáveis; apesar dos que não as queiram ou as desconheçam. Que a conduta humana é algo extremamente complexo e, mais humano é a humildade diante da maior complexidade do Universo. Portanto, na aceitação destes axiomas somos todos ávidos e permanentes aprendizes; recíproca e amorosamente verdadeiros. ~ (15/01/2012) 
  • 33. Máscara transparente O maléfico é covarde e geralmente não se assume mas sua enganosa máscara é transparente; porque se trai no excesso de cavilação que costumeiramente utiliza para tentar esconder os seus maus propósitos. ~ (17/01/2012) 
  • 34. Maior bandeira Com tantos jogos roubados acho que a essa altura do campeonato já está mais do que na hora de lavarmos a bandeira brasileira... ~ (17/01/2012) 
  • 35. Inútil usufruto A supervalorização do fútil em outra coisa não resulta a não ser na multiplicação do inocente útil; para usufruto do culpado inútil. ~ (17/01/2012) 
  • 36. Praga de "nóia" No Egito a praga teve nuvem de gafanhotos, no Brasil tem nuvem de "nóias". Das duas uma, por aqui está faltando Faraó ou está faltando Moisés. Eu fico com a segunda alternativa. ~ (18/01/2012) 
  • 37. Chamas virtuais Querer censurar a Internet é o mesmo que tentar retroceder no tempo para reescrever a história com uma nova destruição da Biblioteca de Alexandria. ~ (em 19/01/2012) 
  • 38. Sexo sonâmbulo Famigerado reality show inaugura "sexo sonâmbulo" no horário nobre da TV brasileira. Então, a bem da moral e dos bons costumes sugiro massiva campanha na mídia com o lema: "Se BBBer não durma!" ~ (19/01/2012) 
  • 39. Censura e autoritarismo Essa atual onda de correção e tutelagem da Internet, imprensa e televisão mal disfarça a intenção de censura, e exala um forte odor de resquício do velho e perigoso autoritarismo. ~ (19/01/2012) 
  • 40. Fiasco Dos pontos de vista natural e social o gerenciamento humano do planeta é um verdadeiro fiasco. ~ (23/01/2012) 
  • 41. Vaidade e consumo Ser consumista é: comprar o que não se precisa, com o dinheiro que não se tem, para impressionar gente de quem não se gosta; por inveja, para alimentar a própria vaidade ou por carência afetiva. ~ (23/01/2012) 
  • 42. Ouvidos moucos Todo dia é o destampar de um novo escândalo político tresloucado e pútrido. Parece até que não mais existe quem dê ouvidos à sensatez e à moralidade. E, assim, os justos, os profetas e os patriotas são as vítima preferenciais do crime político contra a segurança nacional. (30/01/2012) 
  • 43. Evento e vontade Indiferente à vontade humana os eventos naturais desde sempre precedem ao homem e continuam apesar e mesmo depois destes. ~ (02/02/2012) 
  • 44. Conduta e coisas  Desde que exista história é da conduta humana que depende o estado das coisas. ~ (02/02/2012) 
  • 45. Cegueira social A estratégia do oportunismo político cínico é sempre a mesma: na oposição, adotar cegueira histórica e votar sempre contra tudo o que signifique avanço econômico e social para os próximos dez a vinte anos; na situação, adotar binóculos de pragmatismo e propor ao país tudo aquilo contra o que votou contra a fim de alcançar e se manter no poder indefinidamente. ~ (03/02/2012) 
  • 46. Luz detergente A história confirma que, nos poderes constituídos como na natureza, a luz do sol é o melhor detergente. ~ (03/02/2012) 
  • 47. Poesia e vida Pode ser que a minha poesia não seja considerada literatura, mas, com certeza é vida. (03/02/2012) 
  • 48. Leve metáfora Nos tornamos mais leves mediante o pensamento metafórico. (03/02/2012)  
  • 49. Lua e varanda  Metaforicamente, olho a humanidade como se o fizesse desde a lua, sentado em uma grande pedra qualquer por lá. E, quando contemplo a natureza e toda a sua exuberância, é como se o fizesse debruçado na borda de uma varanda do céu. (04/02/2012) 
  • 50. Linha de pipa Pessoas são como pipas: quando sobem demais se faz necessário cortar-lhes a linha; para que no retorno não nos contaminem com as impurezas que absorvem nas altas camadas. (05/02/2012) 
  • 51. Metelórico Pelo jeito que as coisas vão acho que tem muita gente por aí querendo trocar o Hino Nacional pelo hit 'meTelórico' "Ai Se Eu Te Pego". (05/02/2012) 
  • 52. Cores da busca Admirar a um quadro de solidão, pintado com as cores da sincera busca, é respeitar a uma obra produzida pela arte do encontro. (05/02/2012) 
  • 53. Vida e homens O problema é que a vida é santa e os homens não; mas, este é um problema dos homens e não um problema da vida.  (05/02/2012) 
  • 54. Dom e história O Poeta é um cidadão ilustre que, pelo seu dom e à sua maneira, dá vida à cultura armazenada e agita a história. (05/02/2012) 
  • 55. Percepção As pessoas se deram conta de que a vida sem poesia é mais cansativa e de que estão cansadas de uma vida sem poesia. (05/02/2012) 
  • 56. Ler sem pressa Penso para ler e leio para pensar; assim não tenho pressa de ler e estou sempre lendo. (05/02/2012) 
  • 57. Branco Só não lê em branco quem lê e reflete sobre a realidade. (05/02/2012)  
  • 58. Massa crítica Aterrissa em solo pátrio mais uma maracutaia aloprada e, desembarca acenando, mais um deboche ao cidadão contribuinte e aos usuários dos nossos terminais aeroviários. Traduzindo: Venda de nossos aeroportos, com até 670% de ágio, a consórcio de fundo de pensão de estatal com empresa sem massa crítica e sem experiência internacional em administração de aeroporto. Ou seja, mais uma vez estão "trocando seis por meia dúzia". (05/02/2012) 
  • 59. Tal cidadão O calvário da cidadania neste país tem-me atingido de diversas e reiteradas maneiras, ao longo da minha já maturada vida. E, sem que isto desperte, da parte de algum afortunado ético, qualquer iniciativa de apoio à minha subsistência e progresso. O que a essa altura leva-me à pergunta: será que isso acontece porque o tal cidadão não existe? (09/02/2012) 
  • 60. Atenção solidária A minha história pessoal, de uma vida limpa e reta pautada pela moral e ética religiosa, tampouco mereceu atenção solidária e algum suporte material da parte de qualquer religioso. Portanto, particularmente tenho motivo de sobra para acreditar em Deus e em milagres, bem mais do que em líderes religiosos. (09/02/2012) 
  • 61. Educação e paz Armas e munição demais e educação de menos, e, a criminalidade com "valor agregado" pelo combate a esta como geração de emprego e renda; esperar o que? Que as forças armadas combatam a polícia? Ó dura cerviz, ó insana gente. (09/02/2012) 
  • 62. Aloprado carnaval Neocomunistas-profissionais são bons em incitar às greves e às desordens; já em terminar com as mesmas, parece que nem tanto. Vamos ver se agora são bons mesmo em fazer "o maior carnaval". (09/02/2012) 
  • 63. Insegurança e erro A pessoa mesquinha é insegura o suficiente para nunca reconhecer o erro que comete. (10/02/2012) 
  • 64. Trilogia O amor ilumina, o desejo turva e a paixão cega. (10/02/2012)  
  • 65. Genérico investimento A amizade do pobre com o rico vai até onde termina os trocados de um e começa a fortuna do outro. E, nem dá para imaginar estar na mesma turma; seja de time de futebol ou de ideias. Um é remédio genérico e ou outro é fundo de investimento. (10/02/2012) 
  • 66. Viciosa  A natureza do vício é a vítima e o assassino ser a mesma pessoa. Então, se a humanidade é vítima e assassina de si mesma, logo, a natureza da humanidade é viciosa. (10/02/2012) 
  • 67. Babel A dedução, ilação, conclusão, inferência ou passagem de uma verdade a outra - julgada tal em razão de seu liame com a primeira -, é diretamente proporcional à referência mentalmente acumulada . E, portanto, qualitativamente fica a depender da sensibilidade, conhecimento, nível de percepção e de intelectualização do indivíduo que a faz. Daí porque a qualidade de vida, tendo por base o nível educacional, permeia o quadro apresentado como determinante quantitativa. Então, a escolha política é simples: educação integral ou "Torre de Babel". Ou as inferências se aproximam ou os desmandos predominam. (12/02/2012) 
  • 68. Senilidade Institucional O principal efeito colateral do corporativismo é a perda do senso de justiça. (14/02/2012) 
  • 69. Saudade do futuro Que saudade do tempo de um país em que a oposição era oposição. Arauto da ética e da moralidade na defesa do aperfeiçoamento político, do estado de direito, da cidadania, das instituições, da justiça social e  da isonomia na distribuição da renda. (14/02/2012)  
  • 70. Descolando O topo da pirâmide social brasileira continua se descolando economicamente do restante e aumentando o abismo da distribuição - digo, defasagem -  de renda entre o mais rico e o mais pobre, em proporção abissal. (14/02/2012)  
  • 71. Inteligente sábio O indivíduo inteligente é o que não costuma remoer problema e o sábio é o que costuma buscar a solução.   (14/02/2012) 
  • 72. Rascunho Não existe pensamento inteiramente original, a não ser o rascunho inteligente do Universo. (15/02/2012)  
  • 73. Releitura A cada momento pensamentos podem surgir autênticos; ou seja, como uma releitura pessoal da realidade com base em pensamentos apreendidos e reciclados. (15/02/2012) 
  • 74. Vazios criminosos A classe política brasileira é a responsável direta pelos vazios legislativos criminosos que infelicitam os demais cidadãos deste país. (15/02/2012) 
  • 75. Exigente atributo Sermos todo amor é a meta na qual, normalmente, nos empenhamos desde que somos criança; mas, o mundo adulto teima em colocar empecilhos e dificultar-nos a realização desse exigente atributo. (15/02/2012) 
  • 76. Notícia popular Tome cuidado para não se tornar notícia popular, ela costuma ser manchete de página policial. (17/02/202) 
  • 77. Textos e filhos Para quem tem o dom e/ou ofício literário os textos que produz são como filhos, uns já nascem prontos para o mundo, outros, esperamos que amadureçam para a vida. (17/02/2012) 
  • 78. Beleza e encanto Quando se ama não é a beleza que conta é o encanto que a gente encontra. (17/02/2012) 
  • 79. Burguesia emburrecida Antigamente o sonho da burguesia brasileira era ter um apartamento em Paris e visitar o museu do Louvre (Musée du Louvre, instalado no Palácio do Louvre, em Paris); hoje, é consumir eletrônicos da China e ter uma casa em Miami. (17/02/2012) 
  • 80. Chique no hálito Nos dias de hoje civilizado e generoso é quem derrama diariamente enxague bucal perfumado na garganta da pia. (18/02/2012) 
  • 81. Carnaval na "Gang" Coberto de paetê jurídico e lantejoula judiciária vai brincar em casa o carnaval de 2012 o chefe da "Gang Fardada" de Alagoas, as purpurina, confete e serpentinas ficam por conta do povo alagoano; padecendo com a maior taxa do mundo de mortes por assassinato para cada 100 mil habitantes - só faltam as cinzas da absolvição na quarta-feira. (19/02/2012) 
  • 82. Ismo, bil e ril  Seja lá em qual sistemático "ismo" for, o ignóbil e o pueril são sempre a massa de manobra e moeda política de troca. Já o questionador e o insurgente, resistência do aperfeiçoamento, são o eterno pesadelo dos oligarcas; principalmente dos de ficha suja transitada em julgado - uma questão animal. (20/02/2012) 
  • 83. Contumácia A injustiça sempre estabelece uma dependência sadomasoquista com a poesia. (20/02/2012) 
  • 84. Tenda dos milagres As grandes tendas nacionais de cura e libertação - que, dão ao povo o que o sistema nega -  estão a cada dia mais voluntariamente frequentadas. Mais do que, em igual condição, qualquer comício - ou horário obrigatório na TV - político-eleitoral. São milhares de desassistidos, e só resta ao povo o milagre. (20/02/2012) 
  • 85. Orgia bichada Se carnaval fosse coisa boa bicheiro não financiaria escola de samba. (20/02/2012) 
  • 86. Horda alegórica Torcedores rasgam os votos da apuração, incendeiam carro alegórico e detonam o resultado do concurso das escolas de samba paulistanas no carnaval de 2012. E, a FIFA querendo a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. "Pimenta nos olhos dos outros [...]"... (21/02/2012) 
  • 87. Vinheta Data vênia. Escutei, não lembro onde, paródia de vinheta televisiva carnavalesca que dizia mais ou menos assim: "Na tela da TV no meio desses cornos, a gente vai se ver de bobo!" Faz sentido. (21/02/2012) 
  • 88. Construir sempre O que construímos é o que nos liga para sempre; algo que todos os seres humanos devem dizer uns aos outros. (21/02/2012) 
  • 89. Carnis valle Que bom se a festa dos prazeres da carne, o nosso carnaval, fosse um festival nacional gastronômico com exposição e feira de negócios da pecuária e avicultura; muitas vidas seriam salvas, nutridas e enriquecidas. (23/02/2012) 
  • 90. Tríduo dantesco  O carnaval brasileiro em três tempos: beber, mijar e matar. (23/02/2012) 
  • 91. Lei de mercado Quando a concorrência chega firme na área num instante quem capina sentado sabe correr e ceifar adiante. (23/02/2012) 
  • 92. Parada federal Círculo perverso: hipercentralização federal, despreparo técnico municipal, assessorias técnicas de ocasião, e fomento à corrupção nacional. (23/02/2012) 
  • 93. Tempos e envolvimentos Nesses tempos de desamor e individualismo exacerbado, passar da falta de empatia para o excesso de antipatia é um pulo. (23/02/2012) 
  • 94. Motor perpétuo No âmbito da relação interpessoal o amor é benefício e motor perpétuo.  (24/02/2012) 
  • 95. Motor perpétuo II  Realizamos o amor em nós a medida que o realizamos em quem dizemos amar. (24/02/2012) 
  • 96. Motor perpétuo III Há uma importante e decisiva  parceria entre o dizer que ama e o se fazer amar. (24/02/2012) 
  • 97. Padrão patrão Quando a honestidade de propósito é aplicada a providência é antecipada e a contumácia não é instalada. Quando não, tudo se torna um círculo vicioso para lucro do interesse inconfessável e em detrimento da parte vitimizavel; em um padrão comportamental primitivo contumaz. (24/02/2012) 
  • 98. Firme união A união tem consistência de permanência quando há mútua convergência e cultivo; nisto, precedendo o espiritual e o intelectual ao material e corporal. (em 24/02/2012) 
  • 99. Trocadilho fervoroso  Tem gente de fé, tem gente de pouca fé; e, tem gente de por café. (24/02/2012) 
  • 100. Indivíduo-bomba Alguns indivíduos, por fatores diversos e quase sempre insuspeitos, montam a si mesmos, à sua própria personalidade como verdadeira bomba-relógio; prontos para explodir no colo dos mais chegados e, por extensão, no colo de toda a sociedade. (04/03/2012) 
  • 101. Dissimulados  Com base na demografia, no índice de tragédias e parodiando o bardo arriscaria dizer que, hoje existe no mundo mais gente louca passando-se por normal do que possa imaginar a nossa vã filosofia. (04/03/2012) 
  • 102. Lei empoeirada Por inépcia, imperícia ou imprudência de quem de direito - e principalmente de dever - as tecnologias do crime andam mais rápido que a lei e a justiça. (04/03/2012) 
  • 103. Doce mel Quem me adoça a boca com mel verdadeiro o meu coração ganha por inteiro. (04/03/2012) 
  • 104. Acolhimento Em um extremo há pouco estudo mas, há afetuosidade e calor humano e no outro extremo há muita instrução mas, há indiferença e frieza. Então, busco o ponto equidistante onde exista instrução com afetuosidade e calor humano. Porque a sequência da criação é luz, calor e vida; a luz que favorece a vida emite calor. (05/03/2012) 
  • 105. Barra pesada Se a barra de ferro que caiu sobre o pé da nossa Presidente/a na Alemanha tivesse o peso das carências no nosso sistema público de saúde, a essa altura teríamos mais uma amputada e aposentada por invalidez em nosso país. (06/03/2012) 
  • 106. Quase sempre Escrever poesia é quase sempre colocar o coração na ponta da pena. (em 08/03/2012)   
  • 107. Poder poético Você pode conhecer um poema e ele nada lhe dizer, e outra hora nele descobrir tudo o que precisa saber. (08/03/2012)   
  • 108. Jeito e maneira Cada um vive o poema à sua maneira. (08/03/2012) 
  • 109. Um piscar O que somos nós, senão um piscar dos olhos do Eterno. Então, a humildade de espírito é, no mínimo, algo inteligente; e, a jactância uma atitude idiota. (em 10/03/2012) 
  • 110. Busca saber A essa altura da vida tenho grande satisfação e preocupação em dizer que, em termos de comportamento humano, ciência e cultura, já ví, li ou ouví dizer de tudo o que existe ou possa acontecer. (10/03/2012) 
  • 111. Serenou O sereno do tempo torna o sábio sereno. (10/03/2012)   
  • 112. Unificando verbo Historicamente em termos de nossos partidos políticos mandar e mamar é só começar; como trair e coçar. (12/03/2012)   
  • 113. Cultura do limbo Trágica é a condição de um povo cujas iletradas e parvas lideranças tem por costume matar seus profetas, afogando-os lenta e perversamente no limbo do menosprezo e do esquecimento. (13/03/2012) 
  • 114. Trem do sururu A FGV recomenda 25 assessores por gabinete no Senado, mas, o "Biu" do PP-AL entrou com projeto na CCJ para aumentar para 45 cargos comissionados para cada senador; em mais um trem da alegria eleitoreiro no Congresso Nacional (despesa "ajuda alimentação" inclusa) às nossas custas. Tudo no modelo "sururu de capote": fechado na casca, unido em penca e atolado na lama. (14/03/2012) 
  • 115. Na emenda Por trás da fachada do nosso atual 'presidencialismo de coalizão' o que na verdade se constata é o nosso antigo e vicioso "presidencialismo de transação", de sempre. (14/03/2012) 
  • 116. Mídia morta Percebe-se que a mídia brasileira não focaliza as nossas fábricas de armas e munições que lucram horrores com a chacina nacional em curso; coisa das mais suspeitas, para dizer o mínimo. (15/03/2012) 
  • 117. Amigos profissionais Hoje o que vale é a rede de contatos para troca de favores (network). Foi-se o tempo em que amizade era coisa para amadores e podia-se contar com poucos, mas, verdadeiros amigos; aqueles que são amigos quando já não podemos oferecer troca de favores. Seria isso evolução social? Seguramente os clãs nas cavernas eram mais solidários. (15/03/2012) 
  • 118. Chute democrático Ora, se costumamos "nacionalizar" os bisonhos Battisti da vida por que não o fazer com os incisivos Valcke, também? Afinal, historicamente muita coisa errada por aqui só sairia mesmo fora do nosso país à base de um bom e certeiro "pontapé nos respectivos glúteos". Vamos democratizar mais, ao menos. (16/03/2012) 
  • 119. Praia da história A humanidade, ao feitio de um oceano de carne, osso e escassa consciência, arremete e arrebenta suas gerações como ondas de sangue sobre a praia da existência; a dissolver-se em tenebrosa espuma de traição, crime e assassinato, nas areias do tempo. (17/03/2012) 
  • 120. Como música A voz do amor soa como música aos meus ouvidos, e eu vivo mais com música. (17/03/2012) 
  • 121. Banda-lerda A velocidade média da Internet oferecida aos usuários da Coréia do Sul é 600 vezes maior que a nossa e muito mais barata. Então, a impressão que se tem é que, por aqui desde o princípio negociaram com as operadoras uma licença para sabotagem e rapinagem continuada ao cidadão consumidor brasileiro. (19/03/2012) 
  • 122. Copa alcoólica O populista assinou, o gringo (FIFA) cobrou, a presidenta recuou e o pinguço comemorou: "pinga ne mim!" Já o contribuinte abstêmio e que paga toda essa conta, sentou no chão e chorou; gol contra. (20/03/2012) 
  • 123. Tabuleiro do mundo A mão do diabo no xadrez do sangue e da carne move o bispo sobre o peão. Tenta escandalizar o evangelho ao colocar em contenda ministérios de milagre e comoção. Do preto, coloca a televisão na fazenda; e, do branco, coloca 'a fazenda' na televisão. (21/03/2012) 
  • 124. Atração turística O Brasil não tem só Cachoeira de corrupção tem Cataratas De Iguaçu. (22/03/2012)
  • 125. Com diria César Até tu DEMóstenes! (22/03/2012)
  • 126. Possante adágio: s.m.Ao volante de uma Mercedes todo direito é: ao Thor all. (22/03/2012)
  • 127. Shakespirinha To bike or not to bike, eis a questão. Por via das dúvidas, não dê bicicleta de presente ao Thor, dê um martelo. (23/03/2012) 
  • 128. Tic-TAC, tic-TAC... Alguém tem que determinar um Termo de Ajuste de Conduta - TAC para a 'base aliada' dos governos brasileiros. Aliás, melhor que - o tal TAC - seja para o país inteiro. (23/03/2012) 
  • 129. Mais das vezes Porque não há vida que exista e resista sem propósito chegamos a pensar que, às vezes a única razão para existir é: resistir para existir. (23/03/2012)
  • 130. Sinergia revolucionária Não se trata de alguma ideológica delirante sandice, mas, da polinização entre as revoluções quântica, computacional e biotecnológica; da qual depende todo o futuro da humanidade sob o ponto de vista científico. (01/04/2012)
  • 131. Rápida análise nanopolítica Pergunte a titular de poder constituído mais próximo a você; o que sabe sobre coisas como: propulsão no espaço exterior a laser de cristal de xenônio, utilização de campo eletromagnético para controle do plasma da fusão nuclear, nanotecnologia molecular e elevador espacial em cabo de nanofibras de carbono. E, por fim, sobre o perigo da auto-replicação descontrolada de nanobots e a decorrente "gosma cinzenta final". Se acontecer de não te responder, ao menos, 60% do que trata estes assuntos; pode crer, não sabe em que mundo está vivendo. Enfim, com grande probabilidade de que, o/a indagado/a, não tenha a menor relevância para a construção de um futuro para o  país e para a humanidade. (04/04/2012) 
  • 132. Por memória, respeito e justiça Cumpre-me lembrar às autoridades e aos amigos internautas de que, se há alguém que esteja visitando na prisão ao monstro que (em 26.02.2012, em Olinda - PE. Brasil) assassinou os próprios pais (o Prof. e Bispo Diocesano Robinson Cavalcanti e a esposa do mesmo Profª. Miriam Cavalcanti); estes, respectivamente meu irmão e minha cunhada. Tal/is pessoa/s - se, não-integrante/s da Justiça ou do ofício do Direito -, evidentemente, assim agiria/m por oportunismo, associação ou intenção de associação ao réu confesso - de um crime para o qual não existe qualquer justificativa minimamente aceitável sobre a face da terra. Porque, entendo que a justiça de Deus não falha; que a Justiça dos homens honrará a Lei, e que todas as pessoas de bem estarão empenhadas para que a memória e o respeito aos mártires prevaleça. (07/04/2012)
  • 133. Tudo se perde Em país onde se vende 'salgadinho de carne humana', rouba-se até "pano de pereba".  (17/04/2012)
  • 134. Haja creolina / criolina Com todo respeito aos humildes trabalhdores da nossa secular "loteria zoológica". De "bicheiro" em "bicheiro" tudo vai ficando a cada dia mais bichado; uma bicheira só. Farta corrupção, abundante contravenção - que oficializar que nada. (18/04/2012)
  • 135. Não sou "peixe" As ditas redes sociais não me oferecem - e já estou há um tempão nelas - negócios nem carreira profissional. Imagino seja porque produzo literatura, e por causa do meu currículo (*Quem sou eu), aí acima. (18/04/2012)
  • 136. Chique nos BRICS Em país onde conhecimento é palavrão não se oferece cargo político nem cachê a pensador ou intelectual, sempre mantidos longe da mídia. (21/04/2012) 
  • 137. Enigmático trocadilho Os gênios são bem lembrados, mas em vida são os mais esquecidos. (21/04/2012) 
  • 138. Perdidos no espaço O Cadastro Nacional para localizar pessoas desaparecidas ainda não localiza nem a ele mesmo.(21/04/2012) 
  • 139. Allegro ma non troppo ("rápido, mas não muito") A história é a sinfonia do comportamento humano; prelúdio, interlúdio e poslúdio.(21/04/2012)
  • 140. Realidade e presença Há personalidade e caráter de Deus presente quanticamente, nanometricamente e fractualmente distribuida em todo o mundo material. E, o humano é o único ser que O questiona, rejeita ou O aceita e ama, nessa realidade ou fora dela. "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça; e quem tem olhos para ver, veja". (25/04/2012)
  • 141. Crime de pátria-lesa, brindemos aos macacos Quando, os Poderes Constituídos e instituições públicas - por tolerância excessiva, permissividade em demasia e frouxidão com as leis - permitem a impunidade (que assola nossa sociedade e causa prejuízo a todos) do crime de lesa-pátria, passam no concerto das nações a imagem de um povo leso; (é) adj. 1. Ofendido, lesado, física ou moralmente. 2. Bras. Idiota, amalucado - Dic. Aurélio. Ou seja, cometem um crime denominável (sugestão) como de: "pátria-lesa". A propósito, já disse o Sly Stallone que, com "jeitinho", leva-se um macaco de brinde. (30/04/2012)
  • 142. Por ignorância A realidade oculta pela dissimulação é tão extensa quanto é intensa a manipulação da informação e o controle sobre as multidões. Portanto, temos pouco - ou nada - do que vangloriar-nos diante das outras espécies, tidas e havidas como inferiores. Até porque pelo que relata a história somos ainda uma espécie em elevado grau de irracionalidade, e nos autodestruímos por ignorância. (01/04/2012)
  • 143. "Boa noite Cinderela"Na Câmara Federal deste país existem atualmente mais de 100 (cem) projetos de combate à corrupção que, dormitam e não são colocados em pauta. Crime de lesa-pátria ou, de pátria-lesa? (01/04/2012)
  • 144. Simbiose institucional Um Estado republicano e democrático não deve ficar 'acocorado' diante da corrupção; sob pena de ser anexado por ela e de perder a sua razão de ser. (02/04/2012)
  • 145. Pode isso? O Brasil tem atualmente 40% (quarenta por cento) do seu PIB (Produto Interno Bruto) na informalidade. (03/04/2012)
  • 146. Aí como aqui Por que será que o município em que vivo é incapaz de eleger para o Congresso Nacional, ao menos eventualmente, 1 (um) parlamentar. Alguém que, lá desenvolva um mandato dinâmico e participativo? (03/04/2012)
  • 147. Misto quente O laço afetivo é um misto de senso de justiça e admiração e o amor um coerente sentimento de benefício ao próximo. (06/05/2012)
  • 148. Cebola política... "Porque o mundo jaz no maligno..." Admite-se que, as nações sejam tuteladas por governos dentro do Governo; para compensar o desgoverno e/ou defender do próprio Governo. (08/05/2012)
  • 149. Difícil contexto Longe de mim postular à posição de exemplo ou modelo. Até porque, as delimitações a mim impostas pelo contexto em que vivo, atentam contra os meus mais acalentados sonhos. (08/05/2012)
  • 150. Bom-"bicudo" Podem falar de mim o quanto quiserem - até me chamar de "bicudo" -, o que não podem dizer é que com seriedade não penso. Logo, existo; para brilhar e ser feliz. E, isto não é prerrogativa somente minha. (08/05/2012)
  • 151. Cobras criadas A humanidade a partir de algum momento da história passou a chocar os ovos da serpente que, dia a dia lhe inocula o seu veneno fatal. (13/05/2012)
  • 152. Povo pronto As hierarquias oficiais cuidam dos seus próprios interesses, e o povo vive a verdadeira realidade. (13/05/2012)
  • 154. Dia das mães Um ponto de mutação em minha vida foi, presenciar a minha filha entrar na maternidade uma mulher e de lá sair uma mãe; de uma futura mãe. Ao tempo em que, o meu cuidar da nonagenária bisavó - minha mãe, dá-me o privilégio de perceber com amplitude o significado da mulher; merecedora de comemoração todos os dias. (13/05/2012)
  • 155. Rudimentar, meu caro Watson Tenho consciência de, ainda, não me ser permitido produzir literariamente nem próximo do potencialmente realizável. Basicamente por vivenciar adversidades restritivas, em contexto local indiferente às realizações intelectual e literária. Assim, a minha obra assume conotações de um lancinante apelo que, parece-me, cair no vazio. (14/05/2012)
  • 156. Chorar de verdade Comissão da Verdade de verdade seria uma que, regulamentasse e fizesse valer neste país a lei nº 12.527/2011, a "Lei de Acesso à Informação". Sobre a violação dos direitos humanos dos muito mais de 400 cidadãos brasileiros que desaparecem no "sumidouro de gente" da falta de preparo e ineficiência do serviço público; na saúde, segurança, educação e transporte. Por esses "desaparecidos" anônimos não temos visto político algum chorar em frente às câmeras de televisão. (16/05/2012)
  • 157. Uma questão técnica Nem tecnofobia (medo de tecnologia) e nem tecnolatria (adoração à tecnologia). Não é a tecnologia quem faz uma mente moderna, mas, é uma mente moderna quem faz a tecnologia. (17/05/2012)
  • 158. Líderes e monstros Organizações hipertrofiadas tendem a tornar-se monstros inteiramente imbecis que, em lugar de pessoas, passam a enxergar números. São projeções amplificadas da natureza de seus líderes. (20/05/2012)
  • 159. Questão de nível Níveis pessoais de reatividade e autocontrole elevados estão associados à inteligência geral acima da média; emoção e razão em diálogo quantitativo e qualitativo importante. Difícil de ser compreendido por indivíduo que, não apresente perfil psicológico inteligente igual ou aproximado. (24/05/2012) 
  • 160. Cacofonia classista Partidos em nome dos trabalhadores com maioria no Congresso Nacional de uma democracia representativa na qual, sindicatos fomentam greves que prejudicam o emprego e renda dos próprios trabalhadores. Parece-nos um sistema representativo classista, se não de má fé, pouco racional e contraproducente. Porque efetivamente não cobra da representação parlamentar com o rigor e vigor com  que impinge agruras à população. Esta, sequiosa de estabilidade da ordem e serviço públicos, no exercício do seu direito constitucional de ir e vir; na sagrada busca pelo pão de cada dia. (24/05/2012)
  • 161. Medida da espécie Em que medida um ser tão belicoso que, deixa morrer ou mata aos milhares a sua própria espécie, interessaria à alguma forma de consciência superior, a não ser com cuidado e zelo? (25/05/2012)
  • 162. Ocultação da verdade A trilogia da dissimulação é: ocultar a verdade que se conhece, ocultar a verdade que o outro diz, e ocultar quem fala ou escreve a verdade. (26/05/2012)
  • 163. Consciência planetária Destruímos a natureza na proporção em que não construímos a nossa própria consciência planetária. (27/05/2012)
  • 164. Tempo e transformação O passado é uma aquarela que, em nosso coração, se transforma em um óleo sobre tela. (27/05/2012)
  • 165. Miséria anônima A miséria educacional e intelectual é a mãe de todas as misérias. Ela diminui a pessoa a tal ponto que, não sabe como e nem a quem recorrer da sua própria condição; e isso nem é tão anômimo assim. Em plena era da comunicação global, em tempo real, não é anônima coisa nenhuma. (30/05/2012)
  • 166. Acumular não basta Muitos acumulam conhecimento mas não sabedoria. (30/05/2012
  • 167. Exocet, calcinha! Comenta-se nos corredores congressuais que, a calcinha deixada no plenário da Câmara Federal, seria em relação à "CPMI Cachoeira" uma tentativa de "cortina de fumaça". Ou melhor, de "calcinha de fumaça"; uma vez que, logo foi incinerada, segundo diz aquela egrégia casa de leis. (31/05/2012)
  • 168. Sinais dos tempos Nesses tempos de derrocada moral e ética, as duas "pernas do inimigo" que corre o mundo para roubar, matar e destruir são: a corrupção e as drogas. (03/06/2012)
  • 169. Inestimável valor O bom cuidar do bem é mais do que proceder idoneamente, é uma questão de atitude honesta; cujo valor é inestimável. (03/06/2012)
  • 170. O bom da vida Que bom que são as noites com gosto de sono e os dias com gosto de vida! (03/06/2012)
  • 171. Prurido coronelista Sem noção ex-presidente que, não respeita nem a própria grave convalescença, parece aspirar ser o Perón à brasileira. Que ignóbil política e quão pueril atitude. Ambição desmedida e ignorância atrevida que, faz exultar aos "coronéis de touceira" e seus prepostos de plantão nos "grotões" nacionais. (04/06/2012)
  • 172. Pompa e circunstância A alcunha de "araponga", por uma deferência toda especial dos "Cachoeiristas", acabou ganhando circunstancial e pomposo epíteto: "profissional de informação". (05/06/2012
  • 173. Cachoeirismo jurídico Confundiram CPI com TPM; e criaram uma nova figura jurídica: "Bullying Empresarial" (do anglicismo bullying, pronuncia-se AFI: [ˈbʊljɪŋ], vagamente "bôliê-n"; termo utilizado para descrever atos de violência praticados por indivíduo ou grupo tiranete ou valentão, causando dor e angústia dentro de uma relação desigual de poder). [Fonte: WikipédiA - a enciclopédia livre]. (06/06/2012
  • 174. Deseducada Educação Nenhum país alcança auto suficiência tecnológica e autonomia econômica com uma Educação de baixo rendimento. (07/06/2012)
  • 175. Tempo e aptidão O verdadeiro talento é como o bom vinho, se afirma com o tempo; porém, sabê-lo assim, só para o apto a degustá-lo. (07/06/2012)
  • 176. Vender e viver Às vezes há uma importante distância entre vender o conhecimento e viver o conhecimento. (17/06/2012)
  • 177. Com ou sem vírgulas Ao longo da história, só mesmo estreiteza mental, renitente e acumulada, para resultar na ignorância genocida, de tantos povos. (18/06/2012)
  • 178. É "barra"! Político "cachoeirista" que se prezasse não passaria rente de terminal eletrônico de leitura de preço. Se bobeasse, o sensor a laser (cuja sigla em inglês significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação) apitaria na hora com o preço seguido da legenda: "em promoção". É que o item, digo, o tipo, seria portador congênito de código de barra impresso no respectivo DNA. O que, em outras plagas, equivaleria às barras da lei; imagino. (19/06/2012)
  • 179. Heróis da resistência Se o cidadão não tiver caráter suficiente para se firmar em princípios mais elevados, perderá a noção de valores. E, fatalmente será tragado pelo limbo da amoralidade, no qual chafurdam a maioria dos indivíduos e as instituições deste país. Contudo, pela misericórdia do Eterno, conceitos são resgatados pelos indefectíveis heróis da resistência; tudo o demais é somente hipocrisia, mentira e cinismo. (21/06/2012)
  • 180. Combate isolado Agentes da lei abatidos a tiro por bandidos no cenário nacional em sequência de, "casos isolados". Por tolerância excessiva, permissividade [e promiscuidade] desmedida e frouxidão com as leis. E, o cidadão comum contribuinte paga essa conta fatal, evidentemente; uma lástima. (24/06/2012)
  • 181. Pena e repulsa Existem pessoas de estreiteza mental tamanha que, são capazes de despertar em outrem simultaneamente dois sentimentos de difícil, senão impossível, coexistência: pena e repulsa. (24/06/2012)
  • 182. Cidadania amputada A entidade deletéria e abjeta, contumaz na amputação da cidadania pela via do "voto de cabresto" neste país atende pelo nome de "Curral Eleitoral"; e, é antiga e arrogante. Serviçal que é de "abutres da política", "deita e rola" em rincões e "grotões" a cada nova eleição. Então, ou se criminaliza, também, o "Assedio Moral Político por Discriminação Passiva e Ativa" [vulgo, cooptação política forçada mediante ameaça velada ou explícita] ou não haverá Reforma do Código Penal brasileiro coisa nenhuma. (01/07/2012)
  • 183. Fútil bola Enquanto o espaço do imaginário brasileiro for ocupado principalmente por futebol, nós continuaremos sem o hábito de ler. E, consequentemente, não seremos capazes de pensarmos alto e arquitetarmos em nossas mentes uma nação que, se reconheça verdadeiramente portentosa. (01/07/2012
  • 184. Vivo conhecimento Sou antigo, mas não velho; tradicional, mas não arcaico. Portanto, uma válida e boa fonte de conhecimentos. (02/07/2012)
  • 185. Faroeste caboclo Suposta palavra de ordem de cacique esquerdista a pré-candidadto do seu partido e que ousou confrontá-lo em convenção partidária municipal na cidade do Recife - PE [como nas falas de "filme de far-west"]: "Keep yours, Rands! (03/07/2012)
  • 186. Mão e contramão Mão é: Brasil 3D (Dilma, dinheiro e desenvolvimento) e contramão é: Brasil 3C (corrupção, coronelismo e "chibata"); e, as eleições municipais dirão qual dos dois é o preferido da "classe C full HD". (05/07/2012)
  • 187. Tradição e renovação Entendo que, o melhor servir ao Eterno se faça na soma da tradição com a divina unção misericordiosa, em socorro aos necessitados; aos aflitos e oprimidos pela contemporaneidade. (08/07/2012)
  • 188. Onde está a honestidade? Bom, entre os moradores de rua do Viaduto Azevedo na Zona Leste de São Paulo a honestidade está. Então, se mudarmos o Congresso Nacional para lá talvez resolvesse; já que, "o homem é produto do meio". (09/07/2012)
  • 189. Lei de talão (leia-se, lei de talião) É, parece que "cachoeirismo" é viral e o bicho pega: "quem com bicho fere com bicho será ferido". E o mandato do Marconi corre Perillo. (17/07/2012)
  • 190. Domicílio da realidade A realidade é movida a sobrevivência e a morada da sobrevivência nunca está nos extremos; o desenvolvimento e o progresso agradecem. (18/07/2012)
  • 191. Natureza improvisada Nostálgico botanicamente testemunho em margem nordestina atlântica, aonde deram fim à mata, urubu - que é bicho de rochedo e copa mais altaneira - resignado pernoita empoleirado em prosaica folha de coqueiro. (19/07/2012)
  • 192. Difuso, confuso e obtuso O político corrupto é um assassino difuso que se locupleta em um Estado confuso, em detrimento do cidadão obtuso. (02/08/2012)
  • 193. Ilusórios rituais Do ponto de vista físico e corporal esta vida é uma sucessão de rituais de iniciação e de finalização, entremeados por fascinantes ilusões. (04/08/2012)
  • 194. Ingrato grevismo Grevista não pune quem é pago pelo povo para representá-lo: o político com mandato. Grevista só pune quem paga o salário dele: o povo. (09/08/2012)
  • 195. Eleitoral enganosa Se dependesse da propaganda eleitoral o Brasil estaria com todos os problemas resolvidos. (10/08/2012)
  • 196. Paradoxo brasileiro Vivemos em um país para o qual a educação é tudo e, no entanto, onde para a educação tudo é difícil. (15/08/2012)
  • 197. Liberou [quase] geral Deputados brasileiros aprovaram a abolição da Lei da Vadiagem, e agora só faltam criar e aprovar projeto criando a "Lei da Legislação Em Causa Própria"; nesse sentido a única ainda consuetudinária por aqui. (17/08/2012)
  • 198. Vacina anti-desgraça A única maneira de acautelar-se da desgraça é atentar que, nada é de graça, à exceção das divinas graças; evidentemente.
    (22/08/2012)
  • 199. Ideias de resultado As melhores ideias que dão certo são as resultantes da parceria entre o conhecimento e a propícia condição econômica do idealizador. (22/08/2012)
  • 200. Solo e solas Historicamente o que seria dos generais se não fossem os sapateiros. (22/08/2012)
  • 201. Tirana colaboração Os tiranos só prevalecem enquanto a colaboração irrestrita mata a criatividade. (23/08/2012)
  • 202. Páginas de coragem Há muito tempo perdi o medo de ler livros de muitas páginas e ganhei coragem para enfrentar a ignorância. (25/08/2012)
  • 203. Justo paralelo Em minha rotina de solidão e luta, heroicamente consigo perceber e relatar poesia. E, se "o poeta e o vencedor são pessoas solitárias", ouso imaginar ter algo a ver com eles. (27.08.2012)
  • 204. Diário de classe Sociedade que despreza e depreda à classe de escola revela a insanidade, de uma sociedade sem classe nenhuma. (29.08.2012)
  • 205. Ética de merecimento Na realidade não somos donos de absolutamente nada, apenas moralmente algumas coisas existem prioritariamente para nós se fizemos eticamente algo para merecê-las. (03.09.2012)
  • 206. Miséria e glória Todos somos miseravelmente ou gloriosamente complexos na proporção em que nos compreendemos a nós mesmos, aos outros e mutuamente. (04.09.2012)
  • 207. Alfabeto inclusivo A cultura da competição nos cobra referência ao estado alfa em tudo e a todo instante. No entanto, o alfabeto não funciona com uma letra só; da alpha (Α α) à omega (Ω ω) todas são igualmente necessárias à completa expressão do pensamento. (06.09.2012)
  • 208. (ed.11) Usinando a vida O introvertido permite-se dar mais tempo ao próprio cérebro para pensar melhor; qualitativa e quantitativamente. Por isso tantos deles criam e inovam tanta coisa ao longo das eras; os tímidos usinam a história. (06.09.2012)
  • 209. "Jardineiro do universo, eu sou" Quanto ao amor ser a energia vital mais poderosa do mundo não há nenhuma dúvida quanto a isto. Fascinante é perceber pela vivência que, ao acolher e abraçar intimamente esta verdade, as pessoas tornam-se capazes de ensinar na prática o que é o amor. E, seria mesmo uma pena que essa humanidade não tivesse a chance de, assim, tornar-se jardineira do universo. (09/09/2012)
  • 210. Pela alta moral O humilde de espírito e rico de caráter é aquele que não ofende pela sua superioridade. (12.09.2012)
  • 211. Apenas negócios A relativização da ética leva invariavelmente à perda dos laços cívicos e familiares, em um mundo cada vez mais anônimo nos negócios e nas relações sociais. (13.09.2012)
  • 212. Lacrimosa verdade As lágrimas são da mesma cor, não importa a cor de quem as chore; nisto elas são de uma verdade cristalina. (14.09.2012)
  • 213. Imensurável justiça Quem buscar sinceramente parecer justo aos olhos do Eterno há que ter o coração do tamanho do mundo. (15.09.2012)
  • 214. Conflito custa caro Historicamente o consumidor brasileiro é vilipendiado e escorraçado no pós-venda pelas empresas de produtos e serviços neste país. O que, evidentemente, ocorre sob o beneplácito dos poderes públicos para com o enorme prejuízo que isto causa à qualidade de vida do cidadão contribuinte e à nossa economia como um todo. Um perdulário conflito. (16.09.2012)
  • 215. Utopia fracassada A república e a democracia fracassam no coronelismo e nas oligarquias a cada novas eleições - majoritárias e/ou proporcionais - levadas a efeito no Brasil. Falta cortar, pela raiz, a nossa recorrência do famigerado "coronelismo de touceira". (17.09.2012).
  • 216. Indústria do combate ao crime Do jeito que a legislação penal brasileira - principalmente o código de execuções - dá regalias a vagabundo e a bandido só falta mesmo é eles exigirem escolta policial para suas ações criminosas. Consolida-se em toda a sociedade a sensação de que, combater de verdade o crime no Brasil não é bom para "os negócios". (18.09.2012)
  • 217. O destemor da arte O pensador e escritor não deve se preocupar se os holofotes públicos lançam sobre si um olhar hostil e obsessivamente judicioso. Jamais, deve condenar-se a observar o mundo com a omissão dos medíocres e o silêncio dos covardes. (19.09.212)
  • 218. Desafiadora ansiedade Existe ansiedades das quais nunca nos recuperamos; vem para ficar em nossa vida e são desafios permanentes ao nosso bem estar. (20.09.2012) 
  • 219. Cultura de alienação e modismo As evidências apontam que, a cada dia é mais utópico contar, na prática, com um legítimo interesse amoroso - seja lá de pessoas ou de instituições. E, pior ainda se o indivíduo tiver alguma tendência a ser pensador, poeta e/ou escritor. (21.09.2012)
  • 220. Desde que trocaram 'nós' por 'a gente' Ampliou-se neste país o parvo entendimento de que a preeminência do intelecto é grave anomalia e fator de subversão, e seu cultor um perigoso insurgente. Ser feliz é não remar contra a maré da consagração da mediocridade; essa sim, considerada válida e inserida no contexto. (23.09.2012)
  • 221. Uns e outros Por mais que avancem a teologia, a filosofia e a tecnologia, os clãs e as castas continuarão a existir - enquanto causa e efeito; o que os une também os separa. (30.09.2012)
  • 222. Insensata ignorância Onde pontifica a ignorância - às vezes à revelia da economia -, leis sem poder para obrigar o seu cumprimento não funcionam. Porque o mal educado - às vezes à revelia da posição social - não confia na lei, confia na impunidade. (01.10. 2012)
  • 223. Brasilianice Em matéria de transplante, piano piano capta-se órgãos. (03.10. 2012)
  • 224. Fique esperto Você não pode dormir sem estar acordado. (02.10. 2012)
  • 225. Velhice vulnerável Se o velho tem dinheiro, mas, não tem quem cuide dele, ele é vitima de violência. (03.10.2012)
  • 226. Amnésia política O abandono à fragilização do idoso no Brasil só interessa a quem está praticando essa violência. (04.10.2012)
  • 227. Ao idoso com justiça Deve ser criado um artigo no nosso Código Penal no qual o crime contra o idoso - de abandono ou de violência física e/ou emocional - seja considerado crime hediondo. (05.10.2012)
  • 228. Indiscrição pedagógica Quando um pedagogo carente diz: "Ajude-me já!", não é uma questão de cacófato ou de micção, é falta de dinheiro mesmo. (06.10.2012)
  • 229. "Panelas" de pressãoVive-se na constante pressão de entreter-se entretendo aos outros com futilidades e cavilações, e fugir a isto é "colocar em risco" a própria socialização. (07.10.2012)
  • 230. Águas sulfurosas Saciar-se em fontes poéticas e filosóficas, nesses tempos de 'trogloditismo' social informatizado, é colocar-se em risco de cometer absoluto sacrilégio ideológico. (08.10.2012)
  • 231. Aprendizado pela 'porta de serviço' Este país não preparou o seu povo para ser trabalhador do desenvolvimento tecnológico. Então, a classe 'C-fullHD' (lea-se, 'os filhos das bolsas') está ganhando para aprender e escorchando a antiga classe média, ora refém da escassez de mão de obra qualificada. (09.10.2012)
  • 232. A cegueira existencial antidemocrática O relativismo ético forjado pela conveniência pessoal, seja de um nazifascista, de um neocomunista, de um taliban ou de um cidadão comum; tem o mesmo potencial perverso. Tão capaz de negar a sua própria corrupção quanto de, em pleno século XXI, atirar em criança que manifeste discordância ideológica. (10.10.2012)
  • 233. 'Nitroglicerina pura' Em se tratando de seres humanos a sua maior periculosidade decorre da belicosa associação entre baixo QI (quociente de inteligência) e elevado CI (complexo de inferioridade). (11.10.2012)
  • 234. Nação sem noção, grande gaiola Estamos cada vez mais empoleirados em egoísmo e individualismo, e a cantar o conto das relações sociais e afetivas superficiais, como tarados mentais disfarçados de normais. O Brasil está se tornando uma grande 'Avenida Carminha'. (12.10.2012)
  • 235. Muda Brasil! Só se muda realmente um país a partir de transformações em sua escala de valores éticos e morais. (13.10.2012)
  • 236. Herança moral e ética A questão não é levar dessa vida a vida que se leva, e sim, deixar nessa vida o exemplo que se deixa. (16.10.212)
  • 237. Sutil banquete Poesia é fina iguaria da percepção, gentilmente servida ao entendimento nem sempre sensível ou, ao menos, atento. (21.10.212)
  • 238. Desarmamento cimentado Acessa-se a mídia e o que se escuta, o que se visualiza, o que se lê? Sempre a mesma notícia-crime por todos os lados: BALEADA/O! E, de quem é a culpa? Dos políticos, dos poderes da República, do povo? Ninguém assume? Então, a culpa é do 'cimento- armado'? (22.10.212)
  • 239. Vida 'marvada' Assim nos ensina essa vida: "- Não te iludas jamais, no íntimo pobres e ricos só ficam em paz com os seus iguais". (25.10.2012)
  • 240. A 'indústria fatal' Essa onda avassaladora de tiroteio e morte (bem ao gosto far west) que assola o país é diretamente porporcional ao lucro pessoal e empresarial dos que se locupletam com toda essa violência. São os acionistas da morte. (26.10.2012)
  • 241. Paradoxo da modernidade É tudo muito imediatista no mundo da longevidade. (02.11.2012)
  • 242. O sóbrio equilibrista Em tudo na vida o que vale é o equilíbrio. (04.11.2012)
  • 243 O cachimbo cultural Ora, sabe-se que vício atrai vício e alienação mais alienação. Acontece que, parte da mídia brasileira - infelizmente a maioria - dissemina na sociedade um vazio de coteúdos e valores. E presta-se, como um "cachimbo coletivo", a servir subcultura como um vício. Um 'cachimbo midiático' poderoso a oferecer o maior "barato" alienante. Não para selar a paz, mas, para "arrochar mais fumo" no povo. (10.11.2012)
  • 244. Resíduo transtornado O tempo transforma a vida, ou seria o inverso? Decerto o ser humano, nisso, vive sua relação de causa e efeito. E, a realidade histórica a pouco resume o preciso, enquanto o individualismo do ter e não a o respeito ao ser torna-se coletivo. (12.11.2012)
  • 245. Poesia ignorada Um povo está ignorante, estupidificado e desumanado enquanto - à revelia dos exemplos de Davi e Salomão - permanece, sistêmica e majoritariamente, a nutrir solene e disseminada indiferença à poesia. (23.11.2012)
  • 246. Procelas de corrupção
    Grandes civilizações, no apogeu econômico e na opulência, mas, a navegar no mar do relaxamento ético, soçobraram nas vagas da corrupção e desceram às profundezas absais do esquecimento. (14.11.2012)
  • 247. O avesso da integridade Pessoa sem pureza de intenção, sem honestidade de propósito e interesseira reduz-se à condição de objeto; de mercadoria de venda ou troca. (16.11.2012)
  • 248. Amor maduro O amadurecimento para o amor ocorre à proporção em que a graça substitui a beleza na escala de encantamento. Quando a riqueza de personalidade, a graciosidade, tem primazia sobre o aspecto físico sem o desprezar. E, enfim, este conjunto torna alguém a mais especial para nós entre todas. (25.11.2012)
  • 249. Ponto de mutação A humanidade só terá boas perspectiva e expectativa quando, ser solidário for parte da nossa natureza como regra básica e não como exceção. (27.11.2012)
  • 250. Invicto patrimonialismo Pesquisa revela que, no Brasil, 83% das diretorias das Agências Reguladoras são preenchidas por indicação política e não concursados [não funcionários de carreira]. É o vicioso patrimonialismo, em detrimento das finalidades institucionais e do interesse maior do povo brasileiro. (29.11.2012)
  • 251. Verdade e discipulado Raros líderes religiosos são verdadeiros mentores espirituais; aos quais, basta-se ao imprimir-se em amor no coração de seus discípulos. (30.11.2012)
  • 252. Arquitetura impactante A vida e a obra de Oscar Niemeyer são mais uma prova de que, tudo o mais importante na história começa a partir de uma ideia clara, firme e objetiva. (06.12.2012)
  • 253. Afetivo efetivo O amor é como a liderança - até porque é uma expressão desta -, não se impõe, conquista-se. (08.12.2012)
  • 254. Fé e caráter Ao raro cidadão de bem esclarecido, salta aos olhos a relativização da ética e da moral; a banalização da predação do semelhante. O escárnio à dignidade pela conduta antiprofissional de um capitalismo que beira à barbárie; não obstante as bolhas de PIB e o aporte de novas tecnologias. Resta a cada um perguntar-se: vale a pena ser um "gênio" do mal e, se seria esse, mesmo, o destino da humanidade? Porque está a cada dia mais difícil saber-se por aqui o que é caráter e sustentar alguma fé neste país. (10.12.2012)
  • 255. Exata honestidade Só existe um modo de aferir com exatidão a honestidade de uma pessoa: observar se, na prática, ela/e não tergiversa na defesa da dignidade, em toda a obra do Etreno. (11.12.2013)
  • 256. Dos cultos ocultos Entre o 'Culto ao Caráter' e o 'Culto à Personalidade' vai uma distância importante. Porque o caráter está ligado ao resíduo e a personalidade ao veículo do discurso.
    (08.01.2013)
  • 257. Da verbosidade A logorreia não se consolida em proatividade ou realizações significativas. (08.01.2013)
  • 258.  Covardia implícita O anonimato apócrifo é a mais covarde forma de espressão humana. (15.01.2013)
  • 259. Humor e preconceito Desconfio da sanidade de personalidades que não tem senso de humor por preconceito ou o tem preconceituosamente. (17.01.2013)
  • 260. Favorecendo o são O caos existe para servir à ordem e não o inverso. Porque, em seus fins últimos, o caos seria um desserviço à sua própria existência no momento que a ordem favorece. (18.01.2013)
  • 261. Gato e sapato Temos o dever de "amarrar o guizo no rabo do gato" para tirar o Brasil do crônico atraso. (20.01.2013)
  • 262. Espúria indústria Política de redução de dano para a saúde e a segurança pública equivale a reduzir a ação à condição de indústria e o paciente e a vítima à condição de mercadoria. (25.01.2013)
  • 263. Um fator (des)humano A 'tragédia humana' - mais esse episódio incluso: Boite Kiss, Santa Maria/RS - deve-se basicamente a três comportamentos; pelo que se vê, irreversíveis e incorrigíveis: omissão, irresponsabilidade e ganância. É doloroso antever, mas; preparem-se, porque daqui algum tempo lastimavelmente outra (s) desse modo virão a acontecer - como ocorreu em várias outras localidades em passado não muito distante. E, que o Eterno tenha misericórdia dos vitimados e derrame Suas divinas consolações sobre as famílias de todas a vítimas. Shalom alechem (paz esteja convosco)! (27/01/2013)
  • 264. Pau mandato O nosso país é, ainda, tão atrazado politicamente que, a escolha dos canditatos não é feita pelo povo mas pelos partidos; e, sempre pelo viés hereditário. Somos na verdade uma 'democracia monarquista'; se isto é possível. (31/01/2013)
  • 265. A derrocada da ética A 'desgraça' do mundo, enquanto história (relação do homem com as coisas e com o próprio homem) é que, a sociedade continua infestada de indivíduos sem a mínima capacidade e/ou disposição para discutir suas idéias à luz de conceitos e valores morais e éticos. Um mundo em perigo, por motivos que vão da genética à ideologia, passando, e passeando, pelos 'pecados capitais'. (21/02/2013)
  • 266. Razão da emoção A emoção que emana do amor é uma doce seiva que nutre a razão com a pureza de intenção dos mais sublimes propósitos. (24/02/2013)
  • 267. Simpática idéia Não é preciso ir às favelas para que a caridade [e, tsedaká] faça efeito. Basta dar atenção e cuidados ao/a próximo/a mais próximo/a; que, o 'efeito cascata' [ou, "Efeito Borboleta"] cuidará do resto: do bom êxito dessa boa virtude, a EMPATIA. (07.03.2013)
  • 268. Intermediante A solidão não é boa amante mas é uma grande cafetina. (22.03.2013)
  • 269. Menos imundo, ao 1º mundo A "SOCIEDADE MALANDRINHA" (a concepção de vencer na vida por meio de pequenos golpes, falcatruas e contravenções; quando não, crime mesmo) resulta em pessoas menos confiáveis do que 'papel higiênico de folha simples' nacional... É a nossa 'subcultura' histórica. A qual, só mesmo mediante uma honesta e sincera autocrítica; uma revisão no nosso tradicional senso comum. Um expurgo de pensamento; conceitos e valores distorcidos que, permeiam essa excrescência cultural. Poderia, enfim, tornar este um país confiável e digno de aspirar à vanguarda, e de incluir-se dentre os que são considerados integrantes do 'Primeiro Mundo'. (01.04.2013)
  • 270. O Mundo, "resumo da ópera" D'us cria, com: 'Tikun Olam' (início do mundo), ou, "Big Bang"; o homem destrói com: 'Sof Olam' (fim do mundo), ou, "Big Gang". (01.05.2013)
  • 271. País emergente, definição País ainda muito precário; educacional, técnica, científica e econômicamente. E cujos governos, ainda muito longe de fazer o 'dever de casa', querem respeito e reconhecimento internacional; traduzindo: "República de Bananas" 'metida a besta'. (03.05.2013)
  • 272. Rastro de pensamento A perdição do sabido é achar que, os outros seriam completos idiotas. Pois, vem ligeira a poeira do tempo, e das gentes o carrega da memória. Já o sábio firma ao calar seu resistir; aquieta-se à lufada do contratempo. Ainda que, açoitado e todo andrajos, e até mesmo coroado com espinhos, prossegue a deixar as suas pegadas; um rastro de luz indelével na história. (13.05.2013)
  • 273. O bom exemplo A pessoa bem educada é aquela que não deixa aonde esteve vestígios de sua passagem, a não ser a marca de seu bom exemplo. (15.05.2013)
  • 274. Diferença essencial O que faz a diferença entre o gênio e o louco é que, o primeiro tem a capacidade de aprender com os erros dos outros, e o segundo não aprende com os próprios erros. (25.05.2013)
  • 274. Efeito"Psicologeta" A sociedade tenta criar novas gerações sem 'culpa', sem arrependimento e sem remorso; e, pela perversa violência que nos vitima, evidentemente "erra na mão", feio. [N.R. 'Psicologeta'; verbete para definir o erro psicológico em 'efeito borboleta'] (27.05.2013)
  • 275. Almas dolorosas A dor do arrependimento só é verdadeira quando é maior do que a dor do sofrimento causado. (27.05.2013)
  • 276. Senso e habilidade A estética é a percepção resultante, em razão e emoção, do senso ético aplicado à forma e/ou ao contexto.
  • 277. Santa inquirição Algo há a inquirir sobre a vigília quando, torna-se 'um saco'; um saco de dormir. (27.08.2013)

Rádios de Israel - escolha a estação

Antes de escolher uma rádio desligue outro áudio que estiver escutando.