Saudação

Olá! Este é um espaço de escrita criativa com um toque de humor, e expressão da minha vontade de me aproximar do poder revelador das palavras. Testemunho do meu envolvimento com a palavra com arte, e um jeito de dar vida à cultura que armazeno. Esta página é acessível (no modelo básico) também por dispositivo móvel. Esteja à vontade.

domingo, 15 de julho de 2012

Inestimável honestidade (reflexões ~ ed. 10)


Por George W de B Cavalcanti*


Inestimável valor ~ O bom cuidar do bem é mais do que proceder idoneamente, é uma questão de atitude honesta; cujo valor é inestimável. (03/06/2012)  

O bom da vida ~ Que bom que são as noites com gosto de sono e os dias com gosto de vida! (03/06/2012)  

Prurido coronelista ~ Sem noção ex-presidente que, não respeita nem a própria grave convalescença, parece aspirar ser o Perón à brasileira. Que ignóbil política e quão pueril atitude. Ambição desmedida e ignorância atrevida que, faz exultar aos "coronéis de touceira" e seus prepostos de plantão nos "grotões" nacionais. (04/06/2012)  

Pompa e circunstância ~ A alcunha de "araponga", por uma deferência toda especial dos "cachoeiristas", acabou ganhando circunstancial e pomposo epíteto: "profissional de informação". (05/06/2012 

Cachoeirismo jurídico ~ Confundiram CPI com TPM; e criaram uma nova figura jurídica: "Bullying Empresarial" (do anglicismo bullying, pronuncia-se AFI: [ˈbʊljɪŋ], vagamente "bôliê-n"; termo utilizado para descrever atos de violência praticados por indivíduo ou grupo tiranete ou valentão, causando dor e angústia dentro de uma relação desigual de poder). [Fonte: WikipédiA - a enciclopédia livre]. (06/06/2012 

Deseducada Educação ~ Nenhum país alcança auto suficiência tecnológica e autonomia econômica com uma Educação de baixo rendimento. (07/06/2012)  

Tempo e aptidão ~ O verdadeiro talento é como o bom vinho, se afirma com o tempo; porém, sabê-lo assim, só para o apto a degustá-lo. (07/06/2012)  

Vender e viver ~ Às vezes há uma importante distância entre vender o conhecimento e viver o conhecimento. (17/06/2012)  

Com ou sem vírgulas ~ Ao longo da história, só mesmo estreiteza mental, renitente e acumulada, para resultar na ignorância genocida, de tantos povos. (18/06/2012)  

É "barra"! ~ Político "cachoeirista" que se prezasse não passaria rente de terminal eletrônico de leitura de preço. Se bobeasse, o sensor a laser (cuja sigla em inglês significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação) apitaria na hora com o preço seguido da legenda: "em promoção". É que o item, digo, o tipo, seria portador congênito de código de barra impresso no respectivo DNA. O que, em outras plagas, equivaleria às barras da lei; imagino. (19/06/2012)  

Heróis da resistência ~ Se o cidadão não tiver caráter suficiente para se firmar em princípios mais elevados, perderá a noção de valores. E, fatalmente será tragado pelo limbo da amoralidade, no qual chafurdam a maioria dos indivíduos e as instituições deste país. Contudo, pela misericórdia do Eterno, conceitos são resgatados pelos indefectíveis heróis da resistência; tudo o demais é somente hipocrisia, mentira e cinismo. (21/06/2012)  

Combate isolado ~ Agentes da lei abatidos a tiro por bandidos no cenário nacional em sequência de, "casos isolados". Por tolerância excessiva, permissividade [e promiscuidade] desmedida e frouxidão com as leis. E, o cidadão comum contribuinte paga essa conta fatal, evidentemente; uma lástima. (24/06/2012)  

Pena e repulsa ~ Existem pessoas de estreiteza mental tamanha que, são capazes de despertar em outrem simultaneamente dois sentimentos de difícil, senão impossível, coexistência: pena e repulsa. (24/06/2012)  

Cidadania amputada ~ A entidade deletéria e abjeta, contumaz na amputação da cidadania pela via do "voto de cabresto" neste país atende pelo nome de "Curral Eleitoral"; e, é antiga e arrogante. Serviçal que é de "abutres da política", "deita e rola" em rincões e "grotões" a cada nova eleição. Então, ou se criminaliza, também, o "Assedio Moral Político por Discriminação Passiva e Ativa" [vulgo, cooptação política forçada mediante ameaça velada ou explícita] ou não haverá Reforma do Código Penal brasileiro coisa nenhuma. (01/07/2012)  

Fútil bola ~ Enquanto o espaço do imaginário brasileiro for ocupado principalmente por futebol, nós continuaremos sem o hábito de ler. E, consequentemente, não seremos capazes de pensarmos alto e arquitetarmos em nossas mentes uma nação que, se reconheça verdadeiramente portentosa. (01/07/2012  

Vivo conhecimento ~ Sou antigo, mas não velho; tradicional, mas não arcaico. Portanto, uma válida e boa fonte de conhecimentos. (02/07/2012




(Ilustrações - fonte: Google Imagens)

domingo, 8 de julho de 2012

Minhas Memórias e as eleições municipais


Por George W de B Cavalcanti*


Lembro de uma brincadeira de criança que desde há muito é conhecida como:  "rei do monte" ou "rei da pedra"; e que é brincada assim: Em um grupo de garotos, um dos meninos - geralmente o mais robusto e/ou mais belicoso e com fama de brigão - se coloca no topo de uma pequena elevação geográfica ou artificial de um espaço lazer. Quando, então, passa a desafiar aos demais - tidos pelo mesmo como "fracotes" - a removê-lo, pela força bruta, do privilegiado posto que ocupa. Para, eventualmente, tornar-se o novo detentor do destacado espaço físico e geográfico, e, da emblemática posição. Pelo que, imagino seja esse infantil folguedo adequado para ilustrar o que eleitoralmente continua a ocorrer, ainda, nos muitos bolsões onde manda e desmanda o "despotismo político caboclo". O qual, parece ignorado pelo propalado zelo ético dos poderes constituídos para com a autenticidade e lisura do pleitos eleitorais deste país.

Acontece que, embora o Brasil já se insira com destaque na era da tecnologia da informação e do avanço do conhecimento científico, nos tais "grotões" os respectivos chefes políticos historicamente alcunhados de "coronéis de touceira" continuam a ameaçar o avanço institucional e a saúde constitucional. Como infectos, continuam a atuar como contumazes e inveterados mercadores de voto; principalmente nos interiores e rincões afastados das metrópoles. E, notadamente o fazem sob as "vistas grossas" dos que tem o dever de ofício de defender o eleitor desse verdadeiro estupro da cidadania; esta, assim entregue a sanha insaciável e incontida das oligarquias municipais. Enquanto isso, até parece pairar no ar um retorno do "direito" medieval de primazia de tais senhores à primeira noite das nubentes de seus respectivos feudos.

Essa é uma espúria mentalidade viciada, viciosa e viciante que, supostamente, continua a fortalecer-se na cumplicidade omissa e oportunista de uma caduca mentalidade política; de instâncias partidárias e eleitorais superiores. As quais, se o quisessem, há muito teriam dado um paradeiro a esse continuado aviltamento à dignidade humana mediante a manipulação corruptora de eleitorado. Este, segundo comenta-se "à boca miúda", ora seria cotado - a conferir - em cinquenta reais (R$ 50,00) por cabeça de eleitor em inúmeros municípios brasileiros; principalmente nas obscuras cidades interioranas nordestinas. As quais, nessa condição humilhante e por meio de obscuras manobras são mantidas ignoradas em seu calvário político, até mesmo pelo democraticamente consagrado jornalismo investigativo.

São localidades em que, os panoramas sociais e eleitorais continuam os de sempre: patéticos e cruéis. Mediante a conhecida e nefanda prática de manter o cidadão do povo e eleitor em continuada indigência de sua sustentação econômico-financeira, na alienação ideológica e na impermeabilidade ao direito; pela desinformação. E, onde o poder de tais "títeres de bananas" pontifica de maneira tão acintosa e avassaladora ao ponto de, alegarem para seus concidadãos e concidadãs só lhes restar a eles a quem recorrer para a solução de suas muitas e diversificadas premências.

Assim, o brasileiro esclarecido e de consciência cidadã se entristece, se deprime e se desesperança. Diante do descalabro contemporâneo desse macabro continuísmo que, conspira e depõe contra a equalização dos direitos e de deveres em prol da justiça social e da unidade nacional. Porque não basta se ter apenas um Brasil para todos; e, sim, urge um mesmo e equânime - pelo menos quanto à dignidade e à honradez de nossos eleitores  - país livre e democrático para todos. E, já estamos cansados de ver neste país a cidadania ser malbaratada por sórdidas convicções e seus mal feitos.

Parecemos impassíveis diante da máquina eleitoreira "Curral Eleitoral" que amputa a cidadania do pela via do dito "voto de cabresto"; tão danoso ao iletrado quanto ao erudito e à toda nacionalidade. Um desfragmentador da dignidade humana e que, continua a serviço dos "abutres da política" de sempre; em rincões e "grotões", a cada nova eleição. E, por oportuno propugnamos que, ou se criminaliza, também, o "Assedio Moral Político por Discriminação Passiva e Ativa" [vulgo, cooptação política forçada mediante coação velada ou explícita] ou não haverá Reforma do Código Penal brasileiro coisa nenhuma.

Vê-se boquiabertos a beneplácitos no jugamento e punição da contravenção disseminada e desenfreada - à revelia da "voz rouca das ruas" -; enquanto um exemplo de honradez a resgatar a dignidade nacional vem de casal de moradores de rua do Viaduto Azevedo na Zona Leste de São Paulo. Os quais, encontraram vinte mil reais (R$ 20.000,00) abandonados e, de pronto, os devolveram aos legítimos donos. Ao que declararam: "devolvemos porque nossas mães nos ensinaram que não se dever ficar com o que é dos outros". Um exemplo e sinalização para toda nação de que, se, "o homem é produto do meio", o Cogresso Nacional estaria mal localizado.

Já tarda descontinuarmos tais práticas politicas desta pátria que, assim a descreveu o grande alagoano Jorge de Lima; premonitório: "É um país semicolonial, com as maiores possibilidades de ser uma verdadeira democracia e o maior país do futuro”. Mas que, alguns teimam em o fixar na paisagem social do início do século passado também descrita pelo Príncipe dos Poetas Alagoanos; em seu livro Minhas Memórias: "Que se poderia dizer dessa gente que parece até esquecida por Deus; e, cujo único prazer na vida consiste em entremear as noites a fazer filhos e assim aumentar a sua própria miséria".



(Ilustrações - fonte: Google Imagens)

domingo, 1 de julho de 2012

Cobras e sinais (reflexões ~ ed. 9)


Por George W de B Cavalcanti*


Cobras criadas ~ A humanidade a partir de algum momento da história passou a chocar os ovos da serpente que, dia a dia lhe inocula o seu veneno fatal. (13/05/2012)

Povo pronto ~ As hierarquias oficiais cuidam dos seus próprios interesses, e o povo vive a verdadeira realidade. (13/05/2012)

Dia das mães ~ Um ponto de mutação em minha vida foi, presenciar a minha filha entrar na maternidade uma mulher e de lá sair uma mãe; de uma futura mãe. Ao tempo em que, o meu cuidar da nonagenária bisavó - minha mãe, dá-me o privilégio de perceber com amplitude o significado da mulher; merecedora de comemoração todos os dias. (13/05/2012)

Rudimentar, meu caro Watson ~ Tenho consciência de, ainda, não me ser permitido produzir literariamente nem próximo do potencialmente realizável. Basicamente por vivenciar adversidades restritivas, em contexto local indiferente às realizações intelectual e literária. Assim, a minha obra assume conotações de um lancinante apelo que, parece-me, cair no vazio. (14/05/2012)

Chorar de verdade ~ Comissão da Verdade de verdade seria uma que, regulamentasse e fizesse valer neste país a lei nº 12.527/2011, a "Lei de Acesso à Informação". Sobre a violação dos direitos humanos dos muito mais de 400 cidadãos brasileiros que desaparecem no "sumidouro de gente" da falta de preparo e ineficiência do serviço público; na saúde, segurança, educação e transporte. Por esses "desaparecidos" anônimos não temos visto político algum chorar em frente às câmeras de televisão. (16/05/2012)

Uma questão técnica ~ Nem tecnofobia (medo de tecnologia) e nem tecnolatria (adoração à tecnologia). Não é a tecnologia quem faz uma mente moderna, mas, é uma mente moderna quem faz a tecnologia. (17/05/2012)

Líderes e monstros ~ Organizações hipertrofiadas tendem a tornar-se monstros inteiramente imbecis que, em lugar de pessoas, passam a enxergar números. São projeções amplificadas da natureza de seus líderes. (20/05/2012)

Questão de nível ~ Níveis pessoais de reatividade e autocontrole elevados estão associados à inteligência geral acima da média; emoção e razão em diálogo quantitativo e qualitativo importante. Difícil de ser compreendido por indivíduo que, não apresente perfil psicológico inteligente igual ou aproximado. (24/05/2012)

Cacofonia classista ~ Partidos em nome dos trabalhadores com maioria no Congresso Nacional de uma democracia representativa na qual, sindicatos fomentam greves que prejudicam o emprego e renda dos próprios trabalhadores. Parece-nos um sistema representativo classista, se não de má fé, pouco racional e contraproducente. Porque efetivamente não cobra da representação parlamentar com o rigor e vigor com que impinge agruras à população. Esta, sequiosa de estabilidade da ordem e serviço públicos, no exercício do seu direito constitucional de ir e vir; na sagrada busca pelo pão de cada dia. (24/05/2012)

Medida da espécie ~ Em que medida um ser tão belicoso que, deixa morrer ou mata aos milhares a sua própria espécie, interessaria à alguma forma de consciência superior, a não ser com cuidado e zelo? (25/05/2012)

Ocultação da verdade ~ A trilogia da dissimulação é: ocultar a verdade que se conhece, ocultar a verdade que o outro diz, e ocultar quem fala ou escreve a verdade. (26/05/2012)

Consciência planetária ~ Destruímos a natureza na proporção em que não construímos a nossa própria consciência planetária. (27/05/2012)

Tempo e transformação ~ O passado é uma aquarela que, em nosso coração, se transforma em um óleo sobre tela. (27/05/2012)

Miséria anônima ~ A miséria educacional e intelectual é a mãe de todas as misérias. Ela diminui a pessoa a tal ponto que, não sabe como e nem a quem recorrer da sua própria condição; e isso nem é tão anômimo assim. Em plena era da comunicação global, em tempo real, não é anônima coisa nenhuma. (30/05/2012)

Acumular não basta ~ Muitos acumulam conhecimento mas não sabedoria. (30/05/2012)

Exocet, calcinha! ~ Comenta-se nos corredores congressuais que, a calcinha deixada no plenário da Câmara Federal, seria em relação à "CPMI Cachoeira" uma tentativa de "cortina de fumaça". Ou melhor, de "calcinha de fumaça"; uma vez que, logo foi incinerada, segundo diz aquela egrégia casa de leis. (31/05/2012)

Sinais dos tempos ~ Nesses tempos de derrocada moral e ética, as duas "pernas do inimigo" que corre o mundo para roubar, matar e destruir são: a corrupção e as drogas. (03/06/2012)


(Ilustrações - fonte: Google Imagens)

Rádios de Israel - escolha a estação

Antes de escolher uma rádio desligue outro áudio que estiver escutando.