Saudação

Olá! Este é um espaço de escrita criativa com um toque de humor, e expressão da minha vontade de me aproximar do poder revelador das palavras. Testemunho do meu envolvimento com a palavra com arte, e um jeito de dar vida à cultura que armazeno. Esta página é acessível (no modelo básico) também por dispositivo móvel. Esteja à vontade.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Borboleta de papel



Por George W de B Cavalcanti*


Do papel sai a adejar em segundos
sem contudo causar a tempestades,
nem repercutir lá em outros mundos,
esses meus escritos não concluídos;
poéticos, leves e também animados
levam sentimento a voar pelo mundo.

É a metamorfose em pensar efusivo
aqui colocando em todos seus lados,
insuspeita parceria no branco da cal
das alvas paredes dessa casa antiga;
típica estética adquirida em crisálida,
a buscar pousada nessa gente amiga.

Por analogia, os tenho assemelhado
às elegantes formas de papilionoidea,
umas com aparência monocromática,
ou mais ousadamente multicoloridas,
fazem o silencioso aplaudir com asas;
tão característico código e linguagem
é uma troca de mensagem com a vida.

Tela viva que afirma sua arte original
em prisma que decompõe a fonética
nas cores de um pensar contido nela,
a imprimir nas almas o que mais tem
e aguardar beleza em gestos ou sinal,
do coração na composição mais bela;
que resulta sempre da firme permissão
de afirmar a beleza que o bem contém.

Toda palavra poética é um ente alado
que surge na gestão do próprio casulo,
e alheio aos que ruminam outro plano
poliniza amores para além dos muros;
segue assim feliz e recolhe a néctares,
volta no colo do vento a cruzar mares,
traz toda benesse e a luz aos escuros.

Vai poema a sublimar as minhas dores,
mas, leva uma boa percepção da vida,
um canto que desperte lume e arrebol,
o nascer do sol que aquece o novo dia;
pousa a borboleta em outros corações,
coloca graciosamente a plenos vigores;
poesia que nasce das fibras do meu eu
pela parceria diáfana assim esvoaçante,
como a querer beijar todo o azul do céu.




4 comentários:

  1. Tuas borboletas
    NUM MOMENTO NUM INSTANTE SAI A ESVOAÇAR SUAVEMENTE, CAUSANDO SEM SABER UMA TEMPESTADE
    DE SENTIMENTOS REPERCUTINDO ALEM FRONTEIRAS.
    COM TUAS PALAVRAS DE DUPLO SENTIDOS PARA MIM
    CONCLUIDOS.
    POÉTICOS,,,ENGRAÇADOS,,,CULTURAIS.
    QUE A VOAR SERENOS VEM INVADIR MEU MUNDO
    TORNANDO-O MAIS FELIZ.

    E A MUDANÇA NUM PENSAR EUFÓRICO
    AI NO TEU LUGAR POR TODOS OS LADOS
    NAS PAREDES DA CASA CAIADA
    ALVAS COMO A NEVE,MAS COM O CALOR DA CASA AMADA
    QUE MINHAS MÃOS SONHÃO TOCAR.
    SEM ROMPER A ESTÉTICA ADQUIRIDA
    A BUSCAR POUSADA NO TEU OMBRO AMIGO.

    POR ANALOGIA CONSEGUES ASSEMELHAR
    AS FORMAS ELEGANTES DE COLORIDAS FLORES
    E ASSEMELHADOS.
    E NO RUFAR DE TAMBORES SUAVES COMO O SOM DO VOÔ
    DAS BORBOLETAS NUMA ENIGMÁTICA LINGUAGEM
    QUE SÓ A ELES PERTENCE E ENTENDEM.

    TELA PINTADA POR MÃO ÚNICA PERFEITA
    EM VERSÃO QUE DISPENSA PALAVRAS
    EM CORES MULTIPLAS ,SIMPLES E BELAS
    A GUARDAR NA ALMA DE QUEM CULTIVA
    O AMOR APAZ EO BEM.

    TODA PALAVRA QUE TRAZ POESIA
    TRAZ CONSIGO SERES ALADOS
    QUE SURGEM NO CONTROLE DE SEU CASULO OU TEIA
    E INDIFERENTES AOS QUE FAZEM OUTROS PLANOS
    ESPARGEM AMORES PARA ALÉM DOS MUROS.
    VAI ASSIM FELIZ A SUGAR NÉCTARES
    E VOLTA NAS ASAS DO VENTO
    A CRUSAR FRONTEIRAS
    E TRAZ ALIMENTO PARA MINHA ALMA.

    LEVA MEU POEMA CONSOLO PRA ESTAS DORES
    LEVA CONTIGO UM POUCO DA MINHA VIDA
    UM SUAVE CANTO QUE DESPERTE LUZ E PAZ
    E QUANDO O SÓL AQUECER O TEU DIA ,E TOCAR
    O TEU CORPOSAIBAS QUE SOU EU.
    E ENTÃO POUSARÃO ASBORBOLETAS
    EM TODOS OS CORAÇÕES QUE SE ABRIRÃO
    FERVOROSAMENTE GRACIOSAMENTE
    PARA RECEBER TODA POESIA QUE EMANA DE TI
    QUE SÃO COMO SERES ALADOS A QUERER BEIJAR UM IMENSO CÉU AZUL.

    IRENE
    CRICIUMA SC

    ResponderExcluir
  2. Irene querida. O repercutir poético é a prova viva de que a vida é vista e reconhecida por si mesma; e, portanto, que não é um sonho apenas, mas, a mais profunda e justa racionalidade. Um grande abraço e até a próxima. Shalom alechem (paz esteja convosco)!

    ResponderExcluir
  3. Tuas palavras soão para meus ouvidos como poesia.
    A vida para mim tem mais sentido toda vez que leio um poema teu;É como se minh'alma voasse deixando meu corpo, indo em busca do seu alimento.E te peço perdão pois no afã de escrever tudo ao mesmo tempo cometo erros imperdoaveis para os olhos de uma pessoa como você.Como sai do meu coração coloco no papél por assim dizer.Um abraço querido amigo.
    Irene Marli Ferreira.
    Criciuma SC.

    ResponderExcluir
  4. Irene querida. Só tenho a agradecer, fazendo minhas as palavras do consagrado
    Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 - Mar Mediterrâneo, 31 de julho de 1944) em seu memóravel O Pequeno Príncipe; O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS. Então, deixa rolar o essencial, porque o texto poético é o 'papel de presente que envolve a emoção'. Um grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir

Rádios de Israel - escolha a estação

Antes de escolher uma rádio desligue outro áudio que estiver escutando.